sábado, 7 de novembro de 2009

11º OFICINA COM OS CURSISTAS DE CAMPOS NOVOS - SC

Nos reunimos no dia 23/09/2009, para trabalhar com o TP2, unidade 5 e 6.
Os tópicos discutidos foram:
  • Gramática interna e o ensino produtivo.
  • Gramática descritiva e o ensino reflexivo.
  • Gramática normativa e o ensino prescritivo.

Após a discussão dos tópicos, partimos para a socialização do Avançando na Prática.

A cursista Ana Eumar escolheu a atividade do AAA2( atividade 4, da aula 4), onde trabalhou a escrita de diálogos curtos.A professora relatou que no princípio os alunos (5ª série ),acharam a atividade fácil, mas no decorrer da reescrita perceberam que precisavam relembrar o que era sinônimos para poder resolver a atividade . Após a profª retomar o conteúdo, os alunos realizaram a tarefa com sucesso.

A cursista Itaese escolheu trabalhar com literatura. Durante seis aulas de Língua Portuguesa com alunos de 8ª série fez a leitura de algumas obras literárias.Questionou os alunos sobre a diversidade de temas e apresentou a eles oito títulos:

  • Bagdá, o skatista ( Toni Brandão)
  • Sangue de índio ( Rogério Andrade Barbosa)
  • O que eu faço da vida? ( Antonio Carlos Vilela)
  • Soul love ( À noite oe céu é perfeito) ( Lynda Waterhouse)
  • Onde fica o Ateneu? ( Ivan Jaf)
  • Canudos ( Luiz Antonio Aguiar)
  • Sexo! Não é tudo na vida ( Antonio Carlos Vilela)
  • O segredo da chave ( Edisom Rodrigues Filho)

Cada aluno escolheu uma obra e fizeram durante duas aulas " o momento da leitura em sala de aula". Após um semana a professora Itaese solicitou à turma que se dividissem por títulos iguais e formassem grupos de quatro ou cinco pessoas.Cada grupo escreveu o enredo em forma de esquema, apresentando o título, o autor, e os elementos narrativos em sequência, conforme a história.Num outro momento, cada grupo produziu um texto em verso, dando ênfase ás ideias principais da história. A intertextualidade, nesta fase do trabalho, fez parte do processo de ensino produtivo da Língua Portuguesa. Então a profª solicitou aos alunos que redigissem uma paródia a partir de uma música, a fim de desenvolver a história da obra literária. A professora observou que durante o processo de ensino aprendizagem foi necessária muita paciência, atenção, compreensão e domínio do conteúdo para que houvesse assimilação, por parte dos alunos, do conhecimento prescritivo da Língua Portuguesa.

A cursista Gilmara escolheu o avançando na prática do TP2, versão do aluno ( pág. 53) aula oito. Aplicou na turma de 7ª série. A atividade consiste em reescrever as frases e transformá-las de período simples para composto.

A cursista Mara Simone escolheu o avançando na prática da página 30, do livro de Teoria e Prática. Após a leitura e discussão sobre o texto a professora dividiu a turma em duplas e cada uma fez a continuação da narrativa, optando em colocar-se no lugar do aluno ou de um colega desse aluno e ainda poderiam colocar-se no lugar do professor criticado na narrativa.

ESSE ENCONTRO FOI MUITO PRODUTIVO. OS TRABALHOS APRESENTADOS PELOS CURSISTAS SÃO EXCELENTES,BEM ELABORADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário