domingo, 4 de abril de 2010

Texto sobre os 129 anos do Municipio de Campos Novos.

A história de Campos Novos começou a ser escrita pelos índios que habitavam essas terras, os Kaigangs, tinham construído suas aldeias em campos abertos, vivendo da agricultura, e os índios da tribo Xoclengs, que viviam da colheita e da caça. A chegada gradativa dos europeus se deu a partir dos séculos XVII e XVIII.
O movimento de tropeiros que cruzavam esta região, vindos do Rio Grande do Sul com destino à São Paulo, no conhecido "Caminho do Sul", contribuíram para a formaçãode pequenas vilas por toda a região.
Em 1854, a vila se tornou freguesia de São João de Campos Novos, desmembrando-se de Lages e passando a pertencer a Curitibanos.
A emancipaçãoaconteceu no dia 30 de março de 1881, sobre a lei nº923, tendo como primeiro prefeito Manoel Ferreira da Silva Farrapo.
Com a construção da ferrovia SP-RS, nos anos de 1908 e1910, além da Guerra do Contestado( 1912-1916), abriram-se as portas para imigrantes de diversas nacionalidades,como poloneses, russos,turcos, gregos, franceses,japoneses, além de famílias gaúchas, paranaenses e paulistas e os negros que já moravam nessas terras, formando uma população étnica muito diversificada e hospitaleira.
Autor: André Ricardo Ribeiro dos Santos 6ª série

Nenhum comentário:

Postar um comentário